Notícias

Marca Onda prepara “assalto” ao mercado chinês

2007-10-23
A P&R Têxteis assinou um acordo de parceria com a companhia chinesa Citic International. Com o apoio técnico da Market Access e em associação com a Citic, a P&R Têxteis vai abrir seis lojas Onda na China - uma das quais no próprio Estádio Olímpico.

Empresa portuguesa que fabrica vestuário técnico e desportivo de alta competição da marca Onda, a P&R Têxteis assinou, no passado dia 8 de Agosto, em Pequim, um acordo de parceira com a Citic Internacional, no âmbito dos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim. 


A cerimónia de assinatura do acordo coincidiu com a reunião, na capital chinesa, dos comités olímpicos de todos os países participantes nos Jogos de 2008, “precisamente, um ano antes daquele que é considerado o maior evento desportivo mundial”, sublinha Nuno Pinto, presidente da empresa nomeada «official sportswear sponsor» do Comité Olímpico Português (para os trajes oficiais e de passeio). 

 “Esta entrada no mercado chinês segue-se à participação numa feira, em Março passado, onde estabelecemos contactos com potenciais distribuidores”, explica o mesmo responsável, ao revelar que o investimento da empresa na China ascende a mais de dois milhões de euros, até 2009. Com o apoio técnico da consultora Market Access e em associação com a Citic, a P&R Têxteis vai abrir seis lojas Onda na China - uma das quais no próprio Estádio Olímpico - e não põe de parte a possibilidade de fabricar algumas peças naquele país, como luvas de ciclismo e mochilas.

 “A estratégia da empresa é concentrar-se na produção de artigos de maior valor acrescentado, que será mantida em Portugal - assegura Nuno Pinto - o que for mais económico, será fabricado na China”. Com fábricas em Barcelos e Esposende, a P&R Têxteis emprega duas centenas de colaboradores. A marca Onda está especialmente vocacionada para desportos aquáticos e de "outdoor" - surf, bodyboard, kitesurf, canoagem, kayak, triatlo, ciclismo/BTT e snowboard -, estando presente em vários pontos de venda na Península Ibérica (nomeadamente, através da cadeia de armazéns El Corte Inglés). 

Além do COP, a marca é patrocinadora oficial da Federação de Triatlo de Portugal - equipando atletas como Bruno Pais e a campeã mundial Vanessa Fernandes - e mantém parcerias com as federações portuguesas de Surf e de Esqui, que se traduzem no apoio às selecções e campeonatos nacionais destas modalidades. É, ainda, patrocinadora do hexacampeão de "bodyboard" Guilherme Tâmega e do campeão nacional de BTT ("downhill"), Cláudio Loureiro. No ciclismo, patrocina a equipa Riberalves/Boavista.