Notícias

Moçambique continua a atrair a atenção internacional

2012-08-02
A recente descoberta de novas reservas de gás natural em múltiplas areias de elevada qualidade da Bacia do Rovuma, é mais uma notícia que confirma Moçambique como um destino privilegiado para o investimento estrangeiro e adensa as boas perspectivas de crescimento económico do país.

Conforme reproduzido na imprensa, esta nova descoberta de gás natural no “offshore” de Moçambique aumenta o potencial de exploração em 10 biliões de pés cúbicos adicionais ao total anteriormente estimado pelo consórcio liderado pela ENI para a exploração do prospecto Mamba North East. Este é o quinto poço perfurado com sucesso nesta área. Para além das reservas de gás natural, Moçambique tem outros abundantes recursos naturais, entre os quais se destacam a energia hidroeléctrica, o carvão, minerais e mais de 2.500 Km de costa. 


O país é encarado como um caso de sucesso entre as novas economias emergentes africanas e tem assumido um papel cada vez mais determinante no contexto da África Austral. Ao longo dos últimos anos, a economia moçambicana tem revelado uma robustez digna de realce, com a manutenção de elevados índices de crescimento económico. Moçambique tem crescido a uma média de 7,5% ao ano, um dos mais rápidos ritmos a nível global. 

Os significativos investimentos das grandes multinacionais, tem permitido acelerar o motor de crescimento nos últimos anos, abrindo-se também por essa via as portas do mercado às PME’s de diferentes sectores de actividade. 

A Market Access, com uma presença permanente em Maputo, tem vindo nos últimos 5 anos a organizar diversas visitas de negócio de empresários a Moçambique para contacto directo com potenciais clientes, distribuidores, parceiros de negócio e também com as principais autoridades e organismos estatais do país.