Notícias

O Brasil continua a ser um grande país e pleno de oportunidades

2018-05-09
A política interfere na economia mas esta consegue sobreviver apesar da política. Complicado? Com certeza, mas o Brasil nunca foi simples.

“Quem acompanha tudo isto à distância, questiona-se: e o Brasil está parado? Como fica a economia nesta tempestade política? A melhor resposta que encontro, é-me dada no dia a dia no contacto com empresários e investidores que continuam a acreditar no Brasil. Apesar da política, este continua a ser um grande país e pleno de oportunidades. Os indicadores do Banco Central mantêm a expectativa de crescimento do PIB para 2018 (2,6%), existe uma melhora (embora lenta) no emprego, a inflação está comportada, as taxas de juro nos níveis mais baixos de sempre, a poupança e a renda apresentam crescimento.

Podemos quase que concluir que existe o Brasil da economia e dos empresários sérios e o Brasil da política. A política interfere na economia mas esta consegue sobreviver apesar da política. Complicado? Com certeza, mas o Brasil nunca foi simples. Hoje, continuamos a dizer que não é para principiantes mas também não será para os “profissionais” de ontem que estavam familiarizados com as velhas políticas. Os mais românticos querem acreditar que algo está a suceder no Brasil, que será o momento para o rejuvenescimento e para as tão esperadas reformas. Será que é desta?"

Este excerto faz parte de um artigo escrito por Afonso Antunes, partner da Market Access no Brasil, para o Diário de Aveiro. Pode aceder ao texto completo no documento disponibilizado em baixo.