Notícias

Oportunidades de negócios nos EUA

2011-09-30
A abordagem comercial aos EUA tem especificidades e complexidades que advêm da sua própria dimensão e cultura de negócios. Um aconselhamento profissional poderá representar um valor acrescentado para as empresas portuguesas que pretendam explorar as grandes oportunidades que existem neste país, o maior importador mundial.

Os Estados Unidos da América constituem a maior e tecnologicamente mais avançada economia do mundo, com uma população de mais de 310 milhões de pessoas e um PIB superior a 14 biliões de dólares. É igualmente um país rico com um rendimento per capita superior a 47,000 USD. Mantém acordos de comércio livre com 17 países e regiões, condições estas que permitem a qualquer investidor nos EUA um acesso único aos mais diversos mercados mundiais. 


 Os EUA têm consistentemente alcançado as melhores posições a nível de atracção de negócios e investimentos. Alcançaram o segundo lugar, em termos de confiança, no ranking “AT Kearney’s Foreign Direct Investment”, o quarto em termos de competitividade do “World Economic Forum” e o quinto em termos de facilidade de realização de negócio do Banco Mundial. O mercado caracteriza-se por uma grande diversidade de gostos e permite sucesso a uma gama variada de produtos, serviços e modelos de negócio. 

Não é de admirar que as tendências a nível global do consumo se iniciem normalmente nos EUA e uma marca não seja considerada global até que entre e faça sucesso nos EUA. Pela sua escala, o país oferece oportunidades únicas de exploração de nichos que têm uma dimensão atractiva. A abordagem comercial aos EUA tem especificidades e complexidades que advêm da sua própria dimensão e cultura de negócios. Um aconselhamento profissional poderá representar um valor acrescentado para as empresas portuguesas que pretendam explorar as grandes oportunidades que existem neste país, o maior importador mundial. 

Paula Cohen 
Representante da Market Access em Washington DC